3.6.10

Poligamia em Zambia


A poligamia em Zambia é mais praticada nas areas rurais e principalmente entre os Tongas, grupo que ocupa a parte sul do país, justamente onde nós estamos. Esse assunto, mesmo aqui, gera muita polemica e defensores e não defensores desse sistema tem suas teses pró e contra. O que preconceituosamente a gente costuma pensar é que é um sistema um tanto quanto promiscuo onde basta o homem ter vontade que ele faz um harem em casa, mas não é bem assim, o sistema é cheio de regras, uma delas e pra mim a principal é a necessidade do consentimento da primeira esposa para que o homem case com a segunda, se a primeira mulher não quiser ,não tem jeito, o homem não pode casar com mais ninguem, e mesmo no caso da segunda esposa ser aceita, esta deve se submeter a primeira que é autoridade maxima dentro de casa.
Uns(cristãos) dizem que a familia é composta por um marido e uma esposa, com os seus respectivos filhos, mas tem gente que diz que esse sistema inibe o divórcio e a possibilidade de traição, já que ,segundo essa teoria, se um homem já casado estiver interessado em outra mulher, é melhor ele casar com ela do que mante-la como amante. A questão que me veio a cabeça foi: e se for a mulher que estiver interessada em algum outro homem que não o seu marido? Um certo dia , me fazendo de inocente, fiz essa pergunta por aqui, “e se a mulher quiser casar com mais de um homem?” , a maioria das pessoas(homens e mulheres) disseram que isso era um “absurdo”, “impensável”, até que um jovem me veio com a seguinte pérola: “não pode, porque é o homem que casa com a mulher e não a mulher com o homem”, falei pra ele que no Brasil os dois se casavam entre si,e a ordem dos fatores realmente não alterava o produto, mas pensando bem, isso até que faz um certo sentido, aqui em zambia (quase sempre) é o homem que escolhe a mulher pra casar, e não o contrario, contudo isso não quer dizer que a mulher é obrigada a aceitar, outro fator importante é o dote* , que é sempre pago pela família do homem, cheguei a conclusão que aqui pode se dizer que é o homem que casa com a mulher, mas não acho que isso por si só justifica o fato do homem poder casar com mais de uma mulher e a mulher só ter um homem, não to aqui pra criticar a cultura de ninguem, mas não sei se eu fosse mulher se acharia isso engraçado(o que vcs acham?). Pra terminar, esse cara que ta do meu lado(a direita) na foto é o chefe da comunidade Nkonkola, tem 3 esposas e 24 filhos, um sorriso no rosto e muita história boa pra contar, só não tive coragem pra perguntar nada sobre poligamia, o cara era o chefe,se ele ficasse com raiva de mim...

*O dote é outro assunto, para as pessoas sérias, o pagamento feito à familia da noiva, não é nada mais do que um pedido de agradecimento feito pela família do noivo, algo do tipo: "estamos pagando esse dote pelo fato de voces permitirem sua adorável filha de casar com o nosso filho". Muito bonito , mas tem uns vacilões aqui que usam essa situação para maltratarem suas esposas dizendo coisas do tipo:"me respeita e cala a boca por que eu paguei por voce", essa é uma questão que merece um aprofundamento, vou pesquisar mais sobre o assunto e escreverei em breve.

4 comentários:

  1. Como esse assunto ou tema, é polêmico??!!!! eu estou me acabando de rir, júlio, porque é você falando e pensando...esse é o jeito júlio vitor de ser.. bem... juro que vou escrever o que acho e tentarei te ajudar a pensar.... , beijos...

    ResponderExcluir
  2. Olá Júlio,

    primeiramente, não acredito que "poligamia" seja o termo adequado para este fato que acontece em Zâmbia. Pois, vivemos em uma sociedade ocidental que não aceita o matrimônio de um homem com mais mulheres, mas que estimula através da mídia, como a revista playboy, os comerciais de cerveja, entre outros, um comportamento poligâmico, onde o homem e a mulher traem.

    A segunda questão é: a sociedade ocidental é patriarcal, ou seja, é machista em sua cultura e por sua natureza grega. Acredito que não vai ser o feminismo (mulher) que vai salvar esta sociedade e a sua cultura ocidental, se todos, homens e mulheres não fizerem por onde. Agora me responda umas perguntas, já que você está a beber a água da fonte (vivenciando a cultura do interior de Zâmbia): Será que as mulheres deste tal chefe e suas filhas consideram os homens deste grupo como machistas? Qual a relação entre ambos, homens e mulheres para a perpetuação da cultura que vivem? Será que suas crianças sofrem algum transtorno mental, social, espiritual, físico e emocional por causa disto (do matrimônio de um homem com várias mulheres)? E por que os homens hoje em Zâmbia ao pagar o "dote" à família da noiva acham que a mulher é sua mercadoria, seu objeto.

    Acredito que isto seja uma influência do Ocidente, em especial da Europa ( incluindo os americanos, que de lá são oriundos e que estão em todos os países de áfrica metendo o dedo na cultura alheia, com o propósito de a globalizar). Numa sociedade patriarcal, a primeira pessoa a se tornar "algo" ou "coisa" é a mulher. Não acredito que a mulher seja frágil, principalmente a mulher Africana que ainda labuta desde antes da colonização, e não acredito que ela dê aos seus filhos uma educação machista, voltada aos padrões eurocêntricos. E sim uma educação voltada os valores que ela acredita que são verdadeiros, que pertencem ao seu grupo de origem. A NOSSA ORIGEM NÃO É EUROPA NEM AMÉRICA, É ÁFRICA. E ESTAR COM OS NOSSOS É UM MOMENTO, UM RITUAL, ONDE NÓS PODEMOS NASCER DE NOVO NA CULTURA QUE NOS GEROU ANTES DE AQUI ESTARMOS.

    UMA BOA ÁRVORE É AQUELA QUE SE LEMBRA DA SEMENTE QUE A GEROU.

    A lUtA ContInUA!!!!!

    Nubia Mare

    ResponderExcluir
  3. Em relação ao termo correto não sei um outro mais adequado para designar um casamento com mais de uma pessoa, acho q o prefixo poli faz referencia a mais de um, em contraste com mono(gamia), mas essa é uma questão para os gramáticos,em relação a sociedade ocidental ser patriarcal, não sei se isso é uma caracteristica apenas do ocidentalismo, pois diversas culturas não ocidentais tambem são patriarcais, inclusive muitas delas aqui no continente africano(o que não quer dizer que todoas são machistas), em relação a familia do tal chefe e as suas esposas e filhos, pelo que eu tenho visto aki, todo mundo é considerado parte da mesma familia, os filhos são filhos de todas as mulheres casadas com o pai,e todas as crianças são irmãos,acho que eles não consideram esse sistema machista, mas sim como parte da cultura deles , tanto que eles nem conseguem imaginar o contrario(mulher com mais de um marido)acho que tudo é uma questão de conceituação, pois o que é machista,ruim e estranho pra mim não necessáriamente é para eles, e o fato de possivelmente eu achar esse sistema machista tras em si a minha visão de mundo, estremamente influenciada pelo ocidentalismo desde que nasci,estou tentando dia a dia lutar contra isso, mas sei que é díficil e o caminho é longo, mas também não podemos cair na armadilha inocente de achar que toda a cultura africana é "legal" e tudo que vemos de ruim é influencia do ocidentalismo, temos que contextualizar certas atitudes, e não considera-las como sendo intrínsecas a cultura africana ou por outro lado influência ocidental, é uma discussão longa...
    ps. a unica coisa que eu tenho certeza é a seguinte,pelo menos aqui em zambia quem carrega o país nas costas,na cabeça e nos braços são a mulheres, mas quem ta no comando é o homem, talvez seja esse uma parte do problema,(sem hipocrisia) acho que a mulher tem muito mais disposição pra resolver os problemas e acho que se elas estivessem no comando político do país a situação estaria melhor.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pela resposta. Também acredito que nem tudo na Tradição africana é bom e sei que África vive no sistema patriarcal,mas nem sempre foi assim. Infelizmente ainda não podemos saber o que tem de nosso ou de ocidental na cultura africana hoje.Olhando pra dentro de mim e pondo em cheque a cultura ocidental em que eu vivo e a cultura que eu quero retornar a viver e aprender (sankofa), sei que há muitas mudanças a fazer, pois muitos dos valores são diferentes e é o que eu percebo, também, através da sua escrita sobre a sua vivência em Zâmbia.Acredito que este seja o primeiro passo, pelo menos é isto que busco nas reflexões que faço sobre a minha vida.

    Muito obrigada mais uma vez!!!

    Saudações a todos!!

    ResponderExcluir