9.6.10

Dicionário Tonga

Moro em Mazabuka (provincia que fica no sul de Zâmbia). O idioma mais utilizado nesta região é o Tonga, esta é uma das 7 maiores tribos daqui.
Estou aproveitando este período aqui para aprender a lingua local. Antes de vir para cá, sentia muito mais dificuldade para entender e estudar outras linguas. Mas vejo que nos fazemos parte de uma raça de poliglotas. Acredito que todas as pessoas a partir de 7 anos já sabem pelo menos a lingua local e o ingles. A Kaka, minha vizinha de 9 anos, sabe falar fluentemente Ingles, Tonga, Bemba, Nyanja e ainda esta aprendendo a lingua dos sinais.
Entao resolvi fazer o meu dicionario de Tonga, hoje eu vou postar algumas palavras.

Se por um acaso você vier no Sul de Zâmbia ou no Norte do Zimbabwe você pode usar este idioma.

Tonga ...............O som da palavra .................. Português
1.Boola kuno ...............Boola Kuno ...........................Vem cá
2.Daunka ...................Ndaunka .................Eu estou indo -thau
3.Dunka ku… .............Du-un-ka gu… ............Eu estou indo para…
4.Dyunka Ku… ...........Eu estou indo para… .............Diun-ka gu…
5.Izina lyangu ndime… ..Izina liangu dime… ..............Meu nome é…
6.Kwasya buti? - Kaboto ..Guaxiabuti? Res.:Gaboto .Boa noite - Boa noite
7.Mebo .....................Mêbo .................................Eu
8.Mwabuka buti? - Kaboto .Muabuga buti? Res.: Gaboto ..Bom dia - Bom dia
9.Mwalibizya buti? Kaboto ..Mualibiabuti? R.Gaboto.Boa tarde Boa Tarde
10.Nchicangu ...............Tijanngo ........................Isso é meu
11.Nda myaka ili 24 ........Nda mianga iri 24 .......Eu tenho 24 anos
12.Ndiyanda kunyua .....Ndianda gunua .............Eu quero beber....
13.Ndiyanda Kuulya… ...Ndiãnda guriá… ...............Eu quero comer…
14.Ndizwa ku Brazil ........Ndizua ku Brazil ............Eu sou do Brasil
15.Nduweni?................ Du-ê-ni? ..................Qual é o seu nome?
16.Ng’anda .................Nhanda ................................Casa
17.Sapato ..................Sapato ................................Sapato
18.Twalumba...........Toalumba ............................Obrigad@
19.Twalumba Kapati........Toalumba Gapati ............Muito Obrigada
20.Twalumba Kubonana .......Toalumba Kubonana .........Prazer em conhecer
21.Twaunka ..........Toaunka .............Estamos indo - Thau
22.Uli kuli Julio? .........Ori guri Julio? ...........Onde esta o Julio?
23.Muzungu ........... Muzungu .................Branco
24.Chibotu .......... Gibotu ............. Bom

2 comentários: