9.3.10

“- Muzungu, muzungu…”


09/03/10.


Ainda estou muito pensativa por tudo que aconteceu ontem. No entanto acabei esquecendo de falar sobre o que meus vizinhos fizeram ontem. Ainda não comentei sobre isso, mas agora em nossa casa somos 3 voluntários. Esses dias chegou um outro voluntário da Argentina, branco e que gosta de exaltar as suas origens italianas. As crianças o acham muito estranho. Pelo fato de ter muito pelo no corpo e ter os olhos de outra cor. Uma das crianças, a Kaka de 9 anos, acha o nariz dele horrível e morre de rir falando mal do nariz dele (que é pequeno e fino). Graças a Deus ela fala isso perto de mim, porque quando ela fala do nariz dele, ele sempre diz: “ - Meu nariz é perfeito”. Ela sempre fala: - Não é nada, perfeito e o meu e o da Ana. Enfim…


Ontem a tarde estava muito cansada da festa do dia Internacional da Mulher, resolvi dormir um pouco a tarde. Algum tempo depois o Júlio bateu na janela do quarto falando para eu ir ver o que as crianças menores haviam aprontado. Ele estava com o Lemi no colo, com o rosto pintado de branco. Eu fiquei arrasada, e o Júlio achando a maior graça e ainda me perguntando porque eu estava tão séria.


Foi quando o Lemi fez: -Buuuuuuuuu! (esta criança que aparece na foto)


E ai eu percebi que na verdade ele não se pintou de branco, ele era apenas uma criança negra, brincando de ser uma assombração.


Me deu ate um alivio tão grande no peito.


..............


As crianças africanas são muito engraçadas. Nós temos relatos de uma voluntária, que quando ela ia para as zonas rurais as crianças corriam desesperadas dela gritando para as outras crianças: “- Muzungu, muzungu…” (significa branco em Nyanja). E se escondiam, outras choravam e não iam para fora de casa de jeito nenhum. Olha que isso aconteceu com uma baiana do cabelo cacheado. Ela falava que se sentia muito mal, pois era vista quase como um bicho.


Eu achei isso tudo de bom. Infelizmente eu não estava perto para ver esta cena com os meus próprios olhos, mas valeu a pena ouvir a história.


Um comentário:

  1. Oi lindos Carol e Júlio!
    Amei este relato.
    Escreve mais gente, em breve indicarei este blog a mais pessoas.
    Grande abraço e sucesso nessa jornada!

    ResponderExcluir